Quem Somos
O Centro InterculturaCidade actualmente é uma Associação sem fins lucrativos que tem como fim a acção cultural e o desenvolvimento local, a educação popular e a cooperação para o desenvolvimento enquanto factores de melhoria das condições de vida das populações e de requalificação dos seus habitats urbanos ou rurais. Conferindo atenção especial ás comunidades migrantes em Portugal e aos respectivos países de origem, propõe-se intervir de forma preferencial junto de sectores mais fragilizados dessas comunidades, numa perspectiva de incentivo da participação cívica, do empreendedorismo social, do inter-associativismo e da valorização das identidades e da diversidade enquanto factor positivo do desenvolvimento local.
Desenvolve actividades nos níveis local, nacional e internacional, nas áreas da investigação, da educação informal e não-formal, da formação contínua, profissional ou profissionalizante, da animação e da difusão sóciocultural e da cidadania intercultural.
História:
Foi criado em Lisboa em 2004 no âmbito do projecto com o mesmo nome co-financiado pelo Fundo Social Europeu através da Iniciativa Comunitária EQUAL, numa lógica de combate ao racismo e xenofobia e de valorização da diversidade cultural das comunidades presentes nos bairros históricos da Bica, Madragoa e Bairro Alto. Surge da necessidade identificada de apoio aos percursos socioprofissionais dos imigrantes bem como á valorização das suas culturas de origem, na perspectiva da dinamização de práticas interculturais como mecanismos de inserção social.
Por ele passaram, desde a sua entrada em funcionamento, largos milhares de pessoas das mais diversas origens. Nas suas acções e iniciativas estiveram e estão envolvidos ainda hoje sectores diferenciados de distintas comunidades migrantes bem como da população local das freguesias da área em que o centro está implantado.
Na sua origem esteve uma parceria de entidades (e pessoas) interessadas na problemática sociocultural relacionada com a diversidade, o combate ao racismo e xenofobia e os novos desafios colocados à sociedade portuguesa pelo aumento substancial da imigração. Compunham-na a Junta de Freguesia de Santa Catarina, a Frente Anti-Racista, a Associação Cultural Etnia, o Centro de Estudos Territoriais do ISCTE, a Associação Moinho da Juventude e a União dos Sindicatos de Lisboa.
Validação pelo Gabinete EQUAL
Após 2 anos de funcionamento, o Centro InterculturaCidade viria a ser validado pelo gabinete português da Iniciativa Comunitária Equal como Recurso para a promoção da Igualdade e da Diversidade Cultural, uma ferramenta para a promoção da inserção económica e social, para o empowerment, o empreendedorismo, o incremento das sociabilidades locais e o desenvolvimento, com base na metodologia EQUAL para a análise da qualidade e para a melhoria contínua dos projectos por si financiados.
Para essa validação concorreu significativamente a opinião dos peritos Equal de que o percurso, a natureza e as propostas do Centro configuravam uma boa-prática desenvolvida como um recurso técnico-pedagógico que incorporava os 6 “Princípios EQUAL” (Trabalho em Parceria, Inovação, Empowerment, Transnacionalidade, Mainstreaming e Igualdade de Género) e respeitava as dimensões da qualidade julgadas essenciais pelo EQUAL (inovação, empowerment, adequabilidade, utilidade, acessibilidade, igualdade e transferibilidade).